Captar recursos para dar continuidade em uma ação filantrópica não é uma tarefa fácil. À vista disso, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini entendem que utilizar as estratégias de marketing podem auxiliar e facilitar essa tarefa. Quer saber como captar mais recursos para sua ação filantrópica? Continue lendo
Como o marketing pode ser usado na filantropia
Segundo os empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, a filantropia tem como conceito o “profundo amor pela humanidade”. Portanto ações filantrópicas são realizadas por indivíduos, ou instituições sem fins lucrativos, que possuem a finalidade de levar melhores condições de vida a uma comunidade necessitada.
Assim, por serem instituições que não possuem fins lucrativos, as corporações filantrópicas possuem uma baixa margem de lucro, tendo que recorrer a captação de recursos para dar continuidade em seus projetos. No entanto, captar recursos é uma atividade muito complexa e difícil.
Dessa maneira, o célebre Wemerson Paneguini comenta que o marketing pode ser utilizado como uma estratégia de garantir que um maior número de pessoas tenham conhecimento sobre os recursos que uma instituição filantrópica precisa, e realizarem as respectivas doações.
Estratégias de marketing para a captação de recursos
Logo, é evidente que o marketing é uma ferramenta utilizada para propagar alguma campanha, em diversos meios de comunicação, principalmente nas redes sociais, fazendo com que um grande número de indivíduos tenham o conhecimento sobre uma determinada promoção ou evento que ocorrerá em um determinado período de tempo.
Diante disso, a ilustre Ana Lúcia Lopes Paneguini indica que o marketing pode ser utilizado para propagar pelas redes sociais as doações que as instituições filantrópicas carecem, utilizando textos, imagens e vídeos que sensibilizem os usuários a contribuírem com a causa.
Vantagens do marketing na filantropia
Além do mais, as estratégias de marketing podem angariar diversas vantagens para as instituições filantrópicas, como um aumento considerável na porcentagem de doações de recursos, maiores voluntários que desejam contribuir com a causa, e atender um maior número de indivíduos presentes em comunidades menos afortunadas.
Quer garantir que conseguirá captar todos os recursos necessários para sua instituição filantrópica em um curto período de tempo? Utilize as estratégias de marketing.