Se você está pensando em começar a adotar a prática de fazer trilhas em sua rotina, saiba que você está prestes a adentrar um mundo encantador. Eloizo Gomes Afonso Durães, empresário e apaixonado por trilhas, explica que, antes de começar é importante se atentar aos destinos escolhidos e ao grau de dificuldade. Por isso, se você é iniciante, confira alguns destinos que são ideais para quem está começando:
Fazendo trilhas
O trekking ou as trilhas, são caminhadas de longa duração que, de acordo com Eloizo Gomes Afonso Durães, podem ser praticadas por qualquer pessoa. Esse esporte abre portas para uma vida mais saudável e para uma conexão muito mais direta com a natureza e com a história de nosso país, afinal, muitas das trilhas são consideradas patrimônios históricos.
Sendo um iniciante
Porém, antes de começar a fazer trilhas por aí, Eloizo Gomes Afonso Durães acredita que é primordial que você se atente para alguns fatores que poderão fazer toda a diferença durante a sua caminhada. Então, antes de começar, não deixe de investir em equipamentos de segurança, nem deixe de conversar com grupos que já são experientes no assunto para tirar suas dúvidas mais pontuais.
Trilhas para iniciantes
Ainda neste sentido, segundo Eloizo Gomes Afonso Durães, é de suma importância que, antes de escolher uma trilha, você se atente ao grau de dificuldade e ao tempo que leva para ser percorrida. Se você é iniciante, é interessante começar com trilhas mais fáceis e de menor duração e, assim, ir mudando o grau de dificuldade. Abaixo, você poderá conferir três destinos para quem está começando. Confira!
- Pico do Lobo
A primeira opção que temos para quem está começando no mundo das trilhas, é o Pico do Lobo. Eloizo Gomes Afonso Durães nos explica que esse destino está localizado na Serra do Lopo, uma ramificação da Serra da Mantiqueira, na cidade de Extrema em Minas Gerais. O percurso costuma durar até 2 horas e, por esse motivo, é considerado uma trilha fácil de ser concluída.
- Vale das Ostras
Muito se engana quem acredita que São Paulo não possui ótimas opções de trilhas. O Vale das Ostras é considerado uma das opções mais bonitas para quem está querendo fugir da rotina caótica do estado. De acordo com Eloizo Gomes Afonso Durães, ele está localizado dentro da Área de Proteção Ambiental dos Quilombos do Médio Ribeira, contando com doze cachoeiras em seu percurso.
- Sete Praias de Ubatuba
Se você já quer começar a fazer a junção da prática desse esporte com apreciar as paisagens de tirar o fôlego, você pode começar pelas Sete Praias. Segundo Eloizo Gomes Afonso Durães, essa trilha é considerada uma trilha fácil de ser concluída, isso porque seu caminho é consideravelmente curto e tranquilo, contando com apenas dez quilômetros e não apresenta graus de dificuldade durante o percurso.
E agora, o que você está esperando? Dê início às trilhas e aproveite as paisagens!