Notícias MédicasNotícias Médicas
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Saúde
  • Sobre Nós
Reading: PANCs: o uso de plantas alimentícias não convencionais na culinária
Share
Font ResizerAa
Notícias MédicasNotícias Médicas
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Saúde
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Saúde
  • Sobre Nós
Notícias Médicas > Blog > Notícias > PANCs: o uso de plantas alimentícias não convencionais na culinária
Notícias

PANCs: o uso de plantas alimentícias não convencionais na culinária

Igor Kuznetsov
Igor Kuznetsov 28 de abril de 2022
Share
Sergio Wilfrido Vasques Benitez
Sergio Wilfrido Vasques Benitez
SHARE

Pouco comuns e consumidas no cotidiano, as plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são desconhecidas para muitos. Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e exímio cozinheiro, considera que incluí-las no cardápio durante o preparo de alimentos pode trazer uma série de benefícios na alimentação. E, você, já ouviu falar de alguma delas?

Mas, afinal, o que são as PANCs?

Exóticas, nativas, silvestres ou cultivadas, as plantas alimentícias não convencionais possuem uma ou mais partes ou porções comestíveis que podem ser integradas na alimentação humana. Assim, tratam-se de espécies de vegetais conhecidas, mas que não compõem o cardápio convencional de uma população.

Apesar de algumas dessas espécies serem consumidas, por exemplo, por pequenas comunidades do Brasil, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez esclarece que elas não fazem parte de um sistema de cultivo comercial de larga escala, sendo cultivadas em agriculturas familiares, o que limita a expansão dessas culturas para diferentes regiões. 

Esse cenário toma maiores proporções quando identifica-se que, de 400 mil espécies de plantas, apenas 300 são utilizadas pelos homens para alimentação e outros fins. Inclusive, no caso da alimentação brasileira, poucas são as plantas nativas comumente utilizadas no cardápio culinário, sendo que a presença, em maior parte, são de origem estrangeira. 

Por que utilizá-las na culinária?

Na concepção do cozinheiro de mão cheia, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, incorporar as PANCs na alimentação é um modo de complementar, diversificar e aumentar a oferta de nutrientes de um prato, principalmente quando estas são mescladas a demais ingredientes. Além do mais, essa é uma maneira de valorizar alimentos de cultivo regional, local e natural.

Elas surgem, portanto, com o objetivo de diversificar as espécies vegetais consumidas usualmente. Além disso, segundo o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, diversos estudos comprovam que as plantas alimentícias não convencionais são tão nutritivas quanto os demais alimentos que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. 

A exemplo disso, pode-se citar a ora-pro-nóbis e o caruru, PANCs que são ricas em proteínas e auxiliam significativamente na boa digestibilidade. O amante de culinária, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, reforça também que as folhas, frutos e flores da capuchinha, outra PANC, são muito ricos em vitamina C e em carotenoides.

TAGGED:arsenalFoz do Iguaçusergio apestegui vasquessergio apestegui wilfrido sergio apesteguisergio apestegui wilfrido vasquessergio apestegui wilfrido vasques benitessergio apestegui wilfrido vasques benitezsergio benitez apesteguisergio benitez apestegui wilfrido vasquessergio wilfridoSergio Wilfrido Apestegui VazquesSergio Wilfrido Apestegui Vazquezsergio wilfrido benitessergio wilfrido benitezsergio wilfrido vásques apestegui benitessergio wilfrido vasques benitezsergio wilfrido vázques apestegui benitesSergio Wilfrido Vázquezsergio wilfrido vázquez apesteguiSergio Wilfrido Vazquez Apesteguisergio wilfrido vázquez apestegui benitezSergio Wilfrido Vázquez Benítez
Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros Mercado de ações: Dr. Maciel Carvalho comenta sobre como se tornar um acionista
Next Article Daniel Dias Machado Procedimentos da harmonização facial: compreenda melhor os resultados de cada um deles
Teciomar Ábila reforça que a reserva de emergência sem mistério é o pilar que garante segurança antes da rentabilidade em qualquer estratégia financeira.
Reserva de emergência sem mistério: Segurança antes da rentabilidade
Notícias
Hebron Costa Cruz de Oliveira explica como o direito contratual moderno se adapta às novas dinâmicas econômicas e digitais.
Direito contratual moderno: Conheça a evolução das relações jurídicas no século XXI
Notícias
Anvisa determina recolhimento de suplemento após reações graves
Notícias
Leonardo Manzan destaca a importância do planejamento fiscal como ferramenta de segurança e eficiência em setores regulados.
Planejamento fiscal estratégico em ambientes de alta regulação segundo Leonardo Manzan
Notícias
Bráulio Henrique Dias Viana explica como preparar sua empresa para o novo cenário corporativo, unindo inovação, cultura ágil e visão estratégica.
Como preparar sua empresa para o novo cenário corporativo?
Notícias

Notícias Médicas é o seu guia completo para o universo da saúde. Nossas notícias abrangem desde as últimas descobertas científicas até os principais desafios da saúde pública no Brasil e no mundo.

Alex Nabuco dos Santos explica como o blockchain garante segurança e transparência em transações imobiliárias digitais.
Blockchain e a revolução dos registros imobiliários: Entenda o que constrói confiança transacional
Notícias
Jose Eduardo De Oliveira e Silva analisa os principais desafios enfrentados pela Igreja Católica durante o pontificado de Papa Leo XIV.
Quais são os desafios da Igreja Católica sob o Pontificado de Papa Leo XIV?
Notícias
© 2025 Notícias Médicas - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?