Marcio Alaor Araujo diz que por trás de muitas histórias de empresas, existem várias mulheres empreendedoras, por isso, ele comenta sobre algumas mulheres que marcaram a história do empreendedorismo.
Zica Assis.
Zica nasceu na comunidade Catrambi, no Rio de Janeiro, começou a trabalhar desde cedo, quando tinha 9 anos era babá e faxineira, porém, desde aquela época tinha o sonho de desenvolver um produto para tratar seu cabelo.
Foi então que fez um curso de cabeleireira, para conseguir desenvolver seu produto em casa e dez anos depois, chegou à fórmula do Super-Relaxante. Com isso, veio a ideia de abrir seu próprio salão, e desde então, hoje ela conta com mais de 25 institutos de beleza e mais de 50 cremes de tratamento.
Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues.
Luiza nasceu em Franca, São Paulo, que em 1972 se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Franca e conseguiu transformar uma rede de lojas, onde trabalhava, em uma rede suficiente para brigar com grandes marcas.
Hoje, a rede opera em 16 estados e com o tempo, foi comprando outras redes concorrentes para obter um crescimento. Entre as empresas adquiridas estão: as lojas Líder, de Campinas (SP); a Wanel, de Sorocaba (SP); as redes Arno, do Rio Grande do Sul; e Base, Kilar e Madol com lojas no Paraná em Santa Catarina.
Chieko Aoki.
Para finalizar, Marcio Alaor Araujo comenta da Chieko Aoki, que nasceu no Japão e veio para o Brasil com seis anos de idade, muito empenhada em estudar, Chieko se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), em Administração pela Universidade de Tóquio e Administração Hoteleira pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos.
Como sempre teve o sonho de criar uma marca de referência, montou a Blue Tree Hotel, que é uma das melhores bandeiras de hotéis do Brasil. Portanto, hoje, aos 63 anos, Chieko pode olhar para sua criação com muita admiração, justamente por ser eleita, em 2013, pela revista Forbes, como a segunda mulher de negócios mais importantes do Brasil.