Marco Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em SP, nos contou hoje que o vinho meio seco possui uma quantidade considerada de açúcar em sua composição, além de álcool elevado.
Esse açúcar é tanto residual, como adicionado externamente, sendo estipulado na legislação brasileira cerca de 4 a 25 gramas por litro de vinho. Marco Carbonari revela que essa bebida costuma ser mais frutada, com sabores semelhantes a frutas maduras. No entanto, como a legislação permite valores amplos de doçura, é possível, ainda nesta classificação, encontrar rótulos que apresentam uma grande secura ao paladar (4 g/l), assim como nitidamente adocicados (25 g/l).
Marco Carbonari explica que, em geral, o terroir possui muita influência em relação a concentração de açúcar no vinho, afinal, em regiões quentes por exemplo, as uvas colhidas podem sofrer uma maturação mais elevada, o que aumenta significativamente na concentração de açúcares residuais.
O vinho meio seco apresenta um sabor mais agradável ao paladar, por isso, segundo Marco Carbonari, a bebida pode ser ideal para aqueles que querem adentrar no universo dos vinhos.
Sensorialmente, o açúcar auxilia no equilíbrio e na acidez do vinho, proporcionando uma redondez ao paladar, sendo facilmente degustável, pois não causa a repulsa impactante que as bebidas ausentes de açúcar costumam ocasionar.
Algumas das uvas mais usadas para a elaboração de vinhos desta categoria (meio seco) são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Chardonnay, além de outras que vêm sendo estudadas ao longo dos anos.
Por fim, Marco Carbonari comenta que é importante ter ciência dessas características para ampliar os conhecimentos e as possibilidades na hora de escolher quais rótulos irá degustar, encontrando aquele que melhor se adapta a suas preferências.
Quer saber mais? Marco Carbonari convida a todos a uma visita a Villa Santa Maria, onde você poderá se deliciar com vinhos únicos e deliciosos. Obtenha informações no site: https://villasantamaria.com.br/visita/.