De acordo com o médico especialista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a dor na bexiga pode indicar diversos problemas, sendo assim, é de suma importância que, quando identificado qualquer sintoma, consultar-se com um urologista ou ginecologista para que um tratamento adequado seja iniciado.
A seguir, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revelou algumas das causas mais comuns dadas pela dor na bexiga, veja:
- Síndrome da bexiga dolorosa;
A cistite intersticial, de acordo com o urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, trata-se de uma inflamação a qual a causa ainda não é clara. Os sintomas, além da dor na bexiga, se dão por: ardência e dor para urinar, dor na relação íntima e aumento na frequência de idas ao banheiro.
Por possuir sintomas semelhantes a infecção de urina, o paciente corre risco de realizar diversos tratamentos à base de antibióticos e não obter melhora. Sendo assim, quando identificado, deve ser tratado com analgésicos, anti-inflamatórios, e, em alguns casos é indicado tratamento com psicoterapeuta.
- Infecção de urina;
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que a infecção de urina pode afetar até mesmo os rins quando em estágios avançados. Seus sintomas são: urgência e vontade de urinar frequentemente, dor ao urinar, presença de sangue na urina, dor durante a relação sexual e febre.
- Pedra nos rins.
Podendo se instalar em qualquer região do sistema urinário, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que a pedra nos rins causa dores intensas acompanhada de febre e sangue na urina.
O tratamento só pode ser indicado levando em conta a localização e o tamanho da pedra. Entretanto, para evitar este quadro, é recomendado o consumo de 2 litros de água diariamente, pois dessa forma você evita a formação desses cálculos e melhora o funcionamento do seu corpo.