Você já ouviu falar da cerclagem uterina? Segundo Orcione Ferreira Guimarães Junior, a cirurgia também conhecida por cerclagem do colo do útero é feita por um obstetra para evitar o nascimento prematuro do bebê. Quer saber mais sobre esse procedimento imprescritível para a saúde de mãe e filho? Continue lendo.
Quando deve ser feita a cirurgia de cerclagem uterina?
Como mencionado pelo Dr. Orcione Ferreira Guimarães Junior, o principal objetivo desse procedimento cirúrgico é atrasar o nascimento do bebê, e é indicada em casos que possam oferecer risco de aborto e em mulheres que têm insusificiência no colo do útero. Dentre as principais pacientes que podem passar por esse procedimento estão:
- Mulheres com histórico de perda da gravidez no segundo semestre
- Mulheres com histórico de perda espontânea ou parto prematuro
- Mulheres com dilatação do colo do útero ou com colo do útero curto, com menos de 25 milímetros, antes das 24 semanas da gravidez.
Qual o tempo de gravidez ideal para se realizar a cerclagem?
Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Junior, a cirurgia uterina é indicada entre as 12 e as 14 semanas de grávidez. Entretanto, há a possibilidade de ser feita até a 23 semanas. Isso vai depender dos resultados dos exames ginecológicos e dos ultrassons da paciente, que indicam se é realmente necessário ou não a intervenção cirúrgica.
O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Junior não descarta a possibilidade da cerclagem uterina ser feita em casos de emergência. Por exemplo, em casos de dilatação do colo do útero avançada, apresentando ausência de contrações ou nos casos de descolamento de placenta.
E como fica o parto após a cerclagem?
Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Junior, esta é uma das maiores preocupações das mulheres que precisam passar por esse procedimento. Então, falar sobre o tema é mais do que importante.
A cerclagem pode ser removida antes do parto, isso só não irá acontecer se for realizado a cesariana, porque aí não é necessário remover o método de cerclagem, reitera Dr. Orcione Ferreira Guimarães Junior. Além disso, a decisão de qual tipo de parto vai ser executado deve ser feita entre a mulher e o médico, levando em consideração as vantagens e desvantagens de cada um.
Quer saber mais sobre esse procedimento? Procure um especialista. O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Junior é expert em gravidez de alto risco e pode te ajudar! Entre em contato pelos canais abaixo:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: https://instabio.cc/3081102EZ2eUm