A pandemia impactou diretamente em todos os setores da sociedade, inclusive no Mercado Financeiro. O empresário Valdir Piran comenta que, com as medidas preventivas adotadas pelas nações, todos tiveram que reformular seus modos de trabalho e de ação, além de enfrentarem as dificuldades que surgiram devido a Covid-19.
O investidor imobiliário, Valdir Piran, ressalta que diversos foram os impactos da pandemia no Mercado Financeiro, desde o desemprego e fechamento de empresas, evacuação de escritórios e trabalhos remotos, além da reestruturação das operações. Enfim, esse setor, tal como os demais, sofreu – e ainda tem resquícios – críticos da movimentação inesperada da Covid-19.
Contudo, com a visão otimista da retomada dos trabalhos presenciais em 2022, visto a melhora significativa das taxas de contaminação, Valdir Piran comenta algumas das lições que foram aprendidas pelos colaboradores do Mercado Financeiro durante a pandemia e o Home Office e o que isso proporcionou de mudanças e tendências para o setor.
As modificações do mercado, nesses quase dois anos, não são inovações, e sim tendências que tiveram aumento significativo devido às transformações da pandemia. Uma das principais lições comentadas pelo Investidor imobiliário, Valdir Piran, é a modificação de atendimentos e pagamentos para o modo digital. Com a impossibilidade de mobilizar-se até as agências físicas bancárias, os clientes tiveram que utilizar os aplicativos e plataformas digitais para realizarem suas movimentações bancárias.
Além disso, a chegada do pix reformulou os processos de pagamento, otimizando os meios de cobrança e transferência. Valdir Piran comenta que, com essa nova realidade, as empresas tiveram que adentrar, cada vez mais, nos meios digitais e aprimorarem seus serviços para facilitar a relação com os clientes.
Outro aspecto levado em conta pelo Mercado Financeiro foi o aumento de investimentos em ações sustentáveis visto os debates levantados pelas condições do globo com a pandemia. Desse modo, o empresário Valdir Piran ressalta que é fundamental, para as empresas, se inserirem em ações de melhoria socioambientais.
Por fim, uma última lição aprendida com a pandemia foi a necessidade de segurança digital e conscientização dos usuários nas plataformas digitais. Valdir Piran explica que, com a modificação dos serviços para o meio digital, as empresas tiveram que reforçar sua segurança cibernética para garantir a eficácia e confiabilidade dos processos e, além disso, houve uma movimentação direta para conscientização de usuários colaboradores e clientes para evitarem fraudes e golpes durante o uso no mundo virtual.