Notícias MédicasNotícias Médicas
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Saúde
  • Sobre Nós
Reading: Veja como funciona o transplante de rins
Share
Font ResizerAa
Notícias MédicasNotícias Médicas
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Saúde
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Saúde
  • Sobre Nós
Notícias Médicas > Blog > Notícias > Veja como funciona o transplante de rins
Notícias

Veja como funciona o transplante de rins

Igor Kuznetsov
Igor Kuznetsov 21 de junho de 2021
Share
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
SHARE

O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico urologista, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente exerce a função de cirurgião geral, com especialidade em prostatectomia robótica, uma cirurgia minimamente invasiva, contra a cura do câncer de próstata. Com mais de 20 anos de experiência na área, o especialista explica como funciona o transplante de rins e quando é preciso de um.

O transplante é uma opção de tratamento para pacientes que sofrem de alguma comorbidade crônica e avançada. Os rins têm a principal função de filtrar o sangue e retirar as impurezas que são produzidas diariamente no organismo. Essas impurezas são eliminadas através da urina, então se o rim de uma pessoa tiver alguma dificuldade ou parar de funcionar, ela necessitará de diálise e, se não funcionar, de transplante de rim.

O Mestre e Doutor em urologia Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que o transplante de rim oferece aos pacientes em diálise uma maior e melhor qualidade de vida, podendo até diminuir os riscos de mortalidade, dando de volta a capacidade de voltar a ter uma dieta normal, beber líquidos normalmente e exercer atividades comuns, como trabalhar, estudar, viajar e praticar exercícios. Entretanto, o paciente passa a ter necessidade de medicamentos controlados até com o horário de toma-los e consultas médicas com exames frequentemente. 

A indicação para o transplante é feita por um médico nefrologista que avalia o paciente com doença renal crônica. A cirurgia dura em média de três a quatro horas e consiste em implantar um novo rim na região do abdômen, unindo os vasos sanguíneos do receptor ao órgão doado. Além disso, a implementação também ocorre no ureter – estrutura que leva a urina do rim para a bexiga – do novo rim para a bexiga do paciente. Os rins da pessoa não são retirados, portanto ela fica com três, mas somente o transplantado funciona.

Hoje em dia há duas opções de doação: vivos e falecidos. O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que a melhor opção é o de pessoas vivas, devido ao melhor planejamento e compatibilidade, mas, infelizmente, são poucos órgãos para muitas pessoas. A espera do transplante ocorre em uma fila, onde o beneficiado tem preferência por compatibilidade e tempo de espera.

TAGGED:Marco Antonio FortesMarco Antonio Quesada Ribeiro FortesPoder JudiciarioSentença
Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Como manter um cabelo loiro bem cuidado
Next Article Cuidados com a estética durante o inverno
A Fome que Cega: A Verdadeira Face da Insegurança Alimentar no Brasil
Notícias
Elias Assum Sabbag Junior explica como adotar cuidados com a saúde ocular no mundo digital e proteger os olhos do excesso de telas.
Cuidados com a saúde ocular no mundo digital: veja como proteger os seus olhos das telas
Notícias
Antônio Fernando Ribeiro Pereira explica como construir um legado digital que mantém resultados mesmo diante da rotatividade de equipes.
Legado digital que permanece: como projetar valor que resiste a mudanças de equipe
Notícias
Jose Eduardo De Oliveira e Silva analisa os principais desafios enfrentados pela Igreja Católica durante o pontificado de Papa Leo XIV.
Quais são os desafios da Igreja Católica sob o Pontificado de Papa Leo XIV?
Notícias
Ciro Antonio Taques destaca a importância de reconhecer precocemente os sinais do Alzheimer.
Alzheimer: como agir desde os primeiros sinais
Notícias

Notícias Médicas é o seu guia completo para o universo da saúde. Nossas notícias abrangem desde as últimas descobertas científicas até os principais desafios da saúde pública no Brasil e no mundo.

Anvisa Proíbe Venda de 32 Suplementos em Brasil por Falta de Licença Sanitária.
Notícias
Goiás vence prêmio nacional de tecnologia da informação em Saúde
Saúde
© 2025 Notícias Médicas - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?