A música, sem dúvidas, está presente em grande parte de nossa vida. Segundo Frederico Gayer Machado de Araujo, existem pessoas que não conseguem nem sequer imaginar suas vidas sem música.
Essa presença é capaz de influenciar muito em nossos sentimentos, intensificando nossa alegria e tristeza, e marcando momentos especiais, ocasionando romance, complementando conquistas e, até mesmo saudade. Frederico Gayer Machado de Araujo revela que a música, além disso, consegue causar efeitos positivos até mesmo a nossa saúde, uma vez que consegue mexer com nosso organismo.
O ritmo e suas vibrações, Frederico Gayer Machado de Araujo explica, despertam emoções e podem alterar o humor do ouvinte, impactando todo o funcionamento do corpo e da mente. Isso é comprovado, levando em conta que é utilizado até mesmo na área da saúde, havendo tratamentos compostos parcialmente ou até completamente pela música.
Frederico Gayer Machado de Araujo comenta que músicas calmas e tranquilas são capazes de diminuir o ritmo dos batimentos cardíacos, capazes de acalmar a mente e trazer uma sensação boa ao ouvinte. Por outro lado, as músicas fortes e agitadas, aceleram os batimentos, podendo causar não apenas sentimentos positivos mas até mesmo proporcionar mal estar e ansiedade em alguns indivíduos.
Visto isso, é claro que essa alteração fisiológica libera hormônios que trazem sensações boas e ruins, não pela letra que complementa a música, mas seu ritmo e a vibração que ela transmite pelas suas batidas, acordes e ritmo.
Frederico Gayer Machado de Araujo comenta que essa influência marca nossas memórias e experiências, por isso é comum associarmos lembranças pessoas, lugares, sentimentos, e por aí vai.
Frederico Gayer Machado de Araujo é um grande entusiasta dessa arte, revelando também, que é um dos grandes apaixonados que a utiliza em grande parte de seus momentos, sendo incapaz de se imaginar sem essa válvula de sentimentos para intensificar suas emoções.